Conhece-te a ti mesmo. A frase no templo de Apolo, em Delfos, fala sobre a importância da busca pelo autoconhecimento. Quando alguém busca uma análise, via de regra algo não está fluindo bem em sua vida. No texto ‘Recordar, repetir, elaborar’, de 1914, Freud evidenciou a compulsão à repetição: enquanto o ser humano não olha para si, entende e elabora suas questões, repete eternamente os mesmos sintomas.

Durante o processo de análise, as pessoas adquirem ferramentas que as levam a se perguntar e a entender seus porquês e para “quês”, o que colabora para o desabrochar de suas potencialidades. Quando pedi ao grande amigo @gustavoniero para pensar em uma marca que representasse a essência do meu trabalho, ele e seu colega @dado_azevedo me presentearam com essa flor, que traduz o processo terapêutico e a transformação decorrente dele, além da minha intenção como pessoa e profissional da saúde mental.

Sou uma mulher apaixonada pela vida, pela natureza, pelo autoconhecimento e pelas pessoas. Prezo por colaborar com o desenvolvimento de cada alma humana que me procura, escutando com gentileza, carinho, compaixão e respeito, na intenção de ajudar a despertar o potencial infinito de dentro de cada um.

Enquanto profissional, entendo a importância de olharmos para nós mesmos como um todo. Como disse Freud em “A Pulsão e seus destinos”, de 1915, “A Pulsão que nos rege é um conceito situado na fronteira entre o psíquico e o somático”. Assim, procuro empregar meu tempo, técnicas e experiências de vida para ajudar a trazer à superfície questões a serem elaboradas, ajudando no processo de cura de ferimentos psíquicos e na busca por bem-estar.

Acredito que meu trabalho pode contribuir com o desabrochar humano. Pessoas com mais bem-estar são mais gentis, gratas, produtivas e têm melhores relações. Quando uma alma floresce, outras ao seu redor também sentem esse perfume. Mais gentileza, paciência e amor por suas famílias e círculos sociais refletem em uma cidade mais humana, um país mais solidário, um planeta mais acolhedor. Acredito que o mundo possa ser um lugar de trocas, carinho, harmonia e paz, e desejo que eu possa te ajudar nesse processo também.

Psicóloga Lúcia Nascimento
CRP 06/36055

× Como posso te ajudar?