Saúde mental é um tema que precisa ser debatido em diversos espaços. Afinal, o conceito não tem uma definição única, mas reflete sobre as reações de cada pessoa diante de desafios distintos. Portanto, entenda como ela afeta a relação entre corpo e mente.

Qual o conceito de saúde mental?

Ainda não existe um conceito do que seja saúde mental de fato. Isso porque, não há um consenso sobre o que seria tê-la ou não. Mas, pode-se dizer que o termo se relaciona com a forma com que cada indivíduo lida com distintas situações e emoções, por exemplo:

  • Alegria;
  • Tristeza;
  • Raiva;
  • Frustração.

Diferente de outras definições, não ter doenças mentais não significa que a pessoa tem uma mente saudável. Por isso, associa-se esse conceito a quem é capaz de enfrentar desafios, conflitos e traumas na vida com certo equilíbrio.

Isso não quer dizer que todas as situações serão fáceis de lidar e muito menos que o indivíduo não vai desanimar em algum momento. No entanto, é essencial que ele conheça seus limites e busque ajuda quando for necessário.

Estatísticas da OMS para doenças relacionadas à saúde da mente

A saúde da mente é uma das preocupações da OMS, por isso, ela elabora relatórios e participa da criação de metas, as quais vários países assinam. Então, alguns dados de 2019 divulgados em 2022 foram:

Fatores econômicos, sociais, climáticos e emergências de saúde também afetam a mente das pessoas. Por exemplo, a pandemia de COVID-19 desencadeou aumento de 25% de ansiedade e depressão.

Relatório mundial de saúde mental

Em 2022, a OMS divulgou um trabalho com textos que visam orientar vários setores da sociedade sobre como contribuir para a saúde mental. Desse modo, incluiu dados preocupantes sobre a assistência que pessoas com transtornos mentais recebem.

O relatório destaca, por exemplo, que 71% das pessoas com psicose no mundo não têm acesso a serviços profissionais da área. Além disso, a situação se agrava em países de baixa renda, onde o grupo que tem acesso representa apenas 12% do total.

pessoa em um fundo escuro com as mãos cobrindo o rosto

Legenda: As alterações de humor são um sinal de que a saúde mental está em risco. Imagem de Daniel Reche no Pexels

Qual a diferença entre saúde mental e doença ou transtorno mental?

Mesmo que os dois termos muitas vezes apareçam juntos, eles indicam condições muito distintas. Uma mente saudável é a de alguém que reage às diversas situações da vida, bem como, lida com suas emoções positivas e negativas com equilíbrio.

Quando se fala em transtorno mental, por outro lado, refere-se a uma trajetória diagnóstica que varia para cada pessoa. Assim, ele pode afetar o humor, a forma de se comunicar, o raciocínio e a maneira de aprender. Então, ele apresenta:

  • Um padrão de sintomas;
  • Problema de saúde ligado à emoção, comportamento ou pensamento;
  • Fatores ou causas para tal condição e opções de tratamento.

Nesse contexto, vê-se que a falta de uma condição como essa não indica que a mente está saudável. Além disso, ao contrário do que alguns ainda acreditam, é possível tratar as doenças mentais com o acompanhamento de psicoterapeutas e psiquiatras.

Principais causas do desequilíbrio da saúde mental

Há um conjunto de fatores que podem contribuir para que uma pessoa desenvolva um transtorno mental. Dessa forma, algumas das principais causas para que isso ocorra são:

  • Estresse;
  • Nutrição;
  • Genética;
  • Estilo de vida;
  • Personalidade;
  • Infecções perinatais.

Estar sob uma dessas condições não indica que alguém vá ter um desequilíbrio em sua saúde mental. No entanto, ele tem uma chance maior de apresentar essas questões. Aliás, situações ou traumas durante a vida podem afetar isso também.

Agentes que interferem na saúde da mente

Família, renda, outras doenças, conflitos, limitações e incapacidades são fatores que podem interferir de modo negativo na saúde da sua mente. Por exemplo, a depressão em idosos tem como fatores de risco:

  • Aposentadoria e redução de renda;
  • Filhos saindo de casa;
  • Doenças incapacitantes;
  • Problemas de sono;
  • Solidão.

Tudo isso causa alterações não apenas nos idosos, mas em pessoas em qualquer fase da vida. Por isso, é essencial monitorar os agentes de risco e os sintomas que o indivíduo apresenta.

O foco ajuda a manter a saúde mental

Praticar meditação, yoga, tai-chi e outras atividades que ajudem a manter o foco, podem melhorar o bem-estar mental. Além disso, fazer algum tipo de exercício físico, ler ou ouvir uma música também são boas opções para conectar-se consigo mesmo.

Quais as consequências de um estado emocional em desequilíbrio?

Uma mente que está em desequilíbrio mostra sinais em vários aspectos da saúde da pessoa. Por isso, alguns sintomas comuns que aparecem nessa fase são os seguintes:

  • Insônia;
  • Descontrole;
  • Irritabilidade;
  • Dores físicas.

É por isso que dizem que o corpo e a mente estão conectados. Assim, quem está com problemas emocionais muitas vezes começa a apresentar sintomas corporais. O problema é que algumas pessoas ignoram esses sinais.

Sinais de que a saúde da sua mente está em risco

Ter angústia, apatia, cansaço excessivo e problemas com o sono são indícios de que a mente não está bem. Além disso, é possível ter alterações no apetite, dores de cabeça, esquecimentos e vontade de se isolar.

Outro aspecto físico é a queda de cabelos e unhas fracas. Ainda, pensamento acelerado, a falta de foco em uma atividade e redução da imunidade também são fatores que indicam que a sua mente precisa de cuidados.

Como o trabalho interfere na saúde mental?

Da mesma forma que o ambiente familiar, o local de trabalho também tem papel essencial para a saúde da mente, seja positivo ou negativo. Afinal, há diversos fatores que influenciam nesse processo, como:

  • Pressão;
  • Conflitos;
  • Estresse;
  • Falta de estabilidade;
  • Quebra de rotinas frequentes.

A síndrome de burnout, por exemplo, é a que tem como principal sintoma o cansaço excessivo e o desânimo em relação ao emprego. Desse modo, a OMS em parceria com a OIT, criou as diretrizes para que se formem ambientes de trabalho mais saudáveis.

Principais doenças ocupacionais

Existem diversas doenças ocupacionais que atingem de forma direta o corpo, logo, de modo indireto, também afetam a mente. Mas, há os transtornos mentais que ocorrem por estímulo do local de trabalho como:

As várias doenças que podem atingir a mente são frequentes em pessoas que priorizam muito o trabalho em sua vida. Desse modo, a falta de resultados e a pressão externa podem causar esse tipo de situação.

Alguns dos transtornos mentais mais comuns

Depressão e ansiedade são os transtornos mais comuns e podem ocorrer por diversas causas. Portanto, conheça mais sobre cada um a seguir e defina como apresentar esses temas a cada pessoa da família.

Ansiedade

É um transtorno que atinge milhões de pessoas. Assim, os sintomas mais comuns são medo intenso, preocupação ou nervosismo intenso. Essa situação pode ter uma causa concreta ou não.

Diferente do medo que se sente em diversas situações da vida, a pessoa ansiosa pode parar de realizar uma tarefa por conta disso. Então, há uma quebra na sua rotina e pode ser o início de uma fobia.

Depressão

Seus principais sintomas são desânimo, incapaz de sentir alegria ou prazer, culpa e autoestima baixa. Mas, também se pode incluir nessa lista o aumento ou a perda do apetite e do peso, bem como, interpretações distorcidas da realidade.

Tudo isso pode ocorrer com a influência de diversos fatores como estresse, histórico familiar, vícios e traumas. Portanto, é essencial prestar atenção aos primeiros sinais.

Quais os principais tabus sobre saúde mental?

Muitas vezes o passado influencia na compreensão de pessoas que não têm boa saúde mental. Aliás, existe uma série de estigmas ligados à religião ou à moral de alguém. Por isso, alguns tabus sobre o tema continuam presentes ainda hoje:

  • Acreditar que não há motivo para se sentir mal por ter boas condições financeiras;
  • Muitos acreditam que o indivíduo possa ter controle sobre essas emoções;
  • Fraqueza.

Saiba que há outros mais. Assim, é preciso criar um ambiente dentro e fora de casa, bem como, do trabalho que ofereça segurança, compreensão e respeito, acima de tudo.

Preconceitos sobre saúde mental

Mais do que o preconceito em relação à condição, muitos ainda julgam errado o papel da psicoterapia e dos medicamentos. Para uma parte da sociedade, tais tratamentos são para quem é “problemático” ou “louco”.

Fora as acusações, muitas pessoas passaram por tratamentos dolorosos. Assim, é essencial que empresas, famílias, escolas e outros espaços eduquem sua comunidade para lidar com elas.

Como combater esse preconceito

A principal forma de combater esse preconceito é debater o assunto em diversos espaços. Por exemplo, escolas, locais de trabalho, igrejas e em família. Desse modo, é essencial mostrar que as pessoas com alguma questão mental conseguem funcionar em sociedade.

homem e mulher sentados, ele é o paciente e ela, a terapeuta

Legenda: Fazer psicoterapia é ideal para poder desabafar e buscar soluções para manter a saúde mental. Imagem de cottonbro no Pexels

Dicas para trabalhar a sua saúde mental

Manter o bem-estar mental é mais fácil quando a pessoa cria formas de se conectar e resolver seus desafios o mais rápido possível. Então, conheça algumas maneiras para fazer isso a seguir.

Mindfulness

É uma prática que visa aumentar a sua atenção para o tempo presente. Assim, é essencial que você saia do automático e passe a sentir cada tarefa que realiza, seja falar, tomar banho ou ouvir outra pessoa.

Psicoterapia

A psicoterapia é um tratamento em que o psicólogo e o paciente conversam, a fim de buscar soluções. Então, é um ambiente em que qualquer um pode se expressar sem medo de ser julgado.

Como o novo cenário mundial interfere na saúde mental?

O cenário da saúde mental pós-pandemia é distinto do que se tinha antes. De fato, o problema de saúde pública e o isolamento afetou o estilo de vida de muitas pessoas. Dessa forma, pode-se citar como principais fatores:

  • Estresse;
  • Solidão;
  • Medo de contrair o vírus;
  • Luto por entes queridos;
  • Redução da condição financeira.

Tudo isso motivou o aumento dos casos de depressão e ansiedade em 25% apenas no primeiro ano, de acordo com o levantamento da OMS. Além disso, o estudo mostrou que jovens e mulheres são os mais afetados.

Síndrome de burnout, uma nova realidade

A síndrome de burnout é um distúrbio causado pelo alto nível de estresse em trabalhos desgastantes. Assim, as pessoas podem mostrar alterações de humor, agressividade e falta de ânimo com as suas funções. Aliás, em casos graves, ela pode ter total aversão.

Muitos adaptaram a sua casa para poder atuar à distância, mas o aumento da cobrança e de horas de serviço afetaram a sua saúde. Por isso, diversos estudos mostram como o home office compromete a saúde mental do trabalhador.

Como a pandemia interferiu na saúde da mente da população

De modo geral, a quebra de rotina e a ameaça de um vírus não conhecido foram os principais motivos para o aumento de transtornos mentais. A queda de renda e a perda de amigos, além de parentes os fez ter menos esperança no futuro.

Quais hábitos que prejudicam a saúde mental?

Há diversos maus hábitos que afetam não apenas a saúde física, mas também a mental. Para evitar desenvolver problemas mais graves, é essencial que se evite viver com os seguintes costumes:

  • Não praticar uma atividade física;
  • Adiar as suas tarefas;
  • Usar as redes sociais em excesso;
  • Não manter o foco no presente;
  • Dormir muito ou pouco;
  • Não pedir ajuda.

O exercício físico, além de ser importante para o corpo, é um momento em que você pode aliviar as tensões do dia a dia. Além disso, a falta de uma rotina bem definida aumenta as chances de estresse por perder o prazo de entrega, por exemplo.

Trabalhe seu mindset

É uma forma de configuração da mente de cada um. Por isso, é crucial que estude os seus padrões de comportamento e pensamento, a fim de saber em qual mindset se encaixa. Desse modo, poderá usar a forma como a sua mente funciona a seu favor.

Tome o controle da sua vida e mantenha a saúde mental

Agora você já conhece a importância do tema e sabe quais são os principais sinais de alerta. Portanto, caso note que algo está fora de controle, busque a ajuda de um profissional e adote hábitos mais saudáveis.

× Como posso te ajudar?